Últimas Notícias

No workshop em Patos, membros elegem as 12 primeiras ações para o Planejamento Estratégico

Seplag inscreve até sexta-feira para a próxima oficina que acontecerá na próxima segunda-feira, às 15h30, no Hotel Garden em Campina Grande

O Ministério Público da Paraíba realizou, nesta segunda-feira (22/11), o primeiro workshop “Construindo Ações” do Planejamento Estratégico 2022-2029. Membros da instituição que atuam na região de Patos sugeriram, votaram e elegeram 12 diretrizes, com base nos seis programas estratégicos finalísticos definidos pela administração superior na semana passada. Essas ações fazem parte do processo que norteará os passos do MPPB nos próximos oito anos. O próximo encontro acontecerá na cidade de Campina Grande, a partir das 15h30, e as inscrições ainda podem ser feitas até a próxima sexta-feira AQUI. 

Antes da oficina, os membros que compareceram à Promotoria de Justiça de Patos foram saudados pelo procurador-geral, Antônio Hortêncio Rocha Neto; pelo ouvidor Aristóteles de Santana Ferreira, e pelos promotores de Justiça, Rodrigo Marques (secretário-geral), Anne Emanuelle Malheiros (membra da Corregedoria-Geral) e Leonardo Quintans (presidente da Associação  Paraibana do Ministério Público). Todos registraram a satisfação de estar na cidade, de reencontrar colegas que atuam na região e de poderem participar desse momento de construção conjunta. Eles também parabenizaram a organização dos eventos, feita pela Secretaria de Planejamento e Gestão - Seplag.

Início de um novo ciclo

O procurador-geral falou da importância desses eventos por estarem marcando o início de um novo ciclo, atendendo a um novo mapa estratégico, com programas que foram priorizados no encontro passado (em 16/11) e que servem de base para a definição das ações que seriam construídas a partir dessa fase do processo (os três workshops de Patos com membros da área fim). “Essas ações guiarão os projetos estratégicos que serão construídos pelos centros de apoio operacional (CAO) e impactarão diretamente a sociedade”, lembrou Hortêncio, desejando um encontro frutífero aos presentes. 

A promotora de Justiça Anne Malheiros, que representou o corregedor-geral Alvaro Gadelha, disse que a Corregedoria estava presente para “apoiar a ação de pensar a instituição estrategicamente e discutir as suas ações”, reportando à importância desse momento para a atuação do MPPB. Já o ouvidor Aristóteles Ferreira destacou que, quando se pensa em planejamento estratégico, é preciso fazer os questionamentos: “quem somos, para onde iremos e como iremos” e era com essa perguntas que eles planejariam a atuação com mais efetividade.

 O secretário-geral Rodrigo Marques registrou que o planejamento é fundamental para a vida de uma forma geral, as realizações das pessoas são ‘produtos’ do que seus pais e elas próprias planejaram para as suas vidas e o MPPB está também traçando esses caminhos para a sua atuação. Já o presidente da APMP, Leonardo Quintans, destacou, assim como fez no evento da semana passada, que o MP precisa de planejar suas ações, de trabalhar cada vez mais de forma profissional e errar cada vez menos e isso, segundo ele, se faz construindo ações necessárias com uma metodologia que mostre resultados.

 

A metodologia
A secretária da Seplag, Cristiana Vasconcellos, explicou todo o processo que culminou com as oficinas; apresentou os valores, visão e missão do novo planejamento estratégico nacional ao qual o Ministério Público da Paraíba aderiu. Ela, auxiliada pela equipe da Seplag e de servidores de outros órgãos, a exemplo da Diretoria Administrativa, conduziu a oficina. Já na sala da oficina, a promotora apresentou aos participantes os seis programas da área-fim priorizados no último encontro pela administração superior:

* Desenvolvimento de planos de atuação nacional e regionais no combate às organizações criminosas;
* Fortalecimento da atividade investigativa e de inteligência no MP, com foco em cooperação, tecnologia e estruturação de núcleos;
* Estímulo à universalização da educação integral e profissionalizante com o escopo de reduzir a desigualdade social;
* Atuação integrada com instituições públicas e privadas no combate à corrupção e à improbidade administrativa;
* Fortalecimento dos sistemas de garantia dos direitos da criança e do adolescente;
* Fiscalização das ações e serviços na área da saúde pública.

Cristiana Vasconcellos também apresentou aos promotores a metodologia aplicada para a construção das ações, que incluía a possibilidade de cada uma das quatro equipes construírem ações para cada programa, escrevendo em folhas adesivas e colando nos canvas disponibilizados na sala. Em um segundo momento, os membros tiveram oportunidade de votar em duas ações por programas. O resultado foram 12 ações que serão consideradas para a formulação dos projetos estratégicos e outras atuações do MPPB. As ações eleitas nesse primeiro workshop serão conhecidas ao final dessa etapa, juntamente com as que surgirão nos próximos dois encontros.